sexta-feira, 23 de maio de 2008

A verdadeira história de Janis Joplin - Parte 1

No dia 19 de janeiro de 1943, nascia em Port Arthur, Texas, às 9:45 da manhã, Janis Lyn Joplin, filha de Seth e Dorothy Joplin. Era uma criança quieta e obediente e aplicada no colégio, sempre querendo se superar. Janis se lembraria desses tempos: "Quando eu era garota tudo estava certo, tudo estava bem. E aí, de repente, tudo caiu". A raiz do canto de janis joplin não está propriamente na música. Está nos blues, isto é, na vida. A raiz do canto blues é a vida. Para Janis, é Port Arthur, sua incrível mediocridade, o calor abafado dos dias de verão, o cheiro das refinarias de petróleo, o horizonte estreito de uma cidade média onde todos, exceto os pretos e mestiços que desciam da Louisiana à procura de trabalho nas refinarias, eram classe média, com renda média e interesses médios. "Em Port Arthur todos têm de ser iguais, pensar e fazer as mesmas coisas", lembra uma antiga colega de escola. "Você não pode ser diferente em Port Arthur, a cidade não toleraria isso!" Janis sentiu isso muito cedo. Não em casa: para uma família texana, até que os Joplins eram bastante liberais. O Sr. Joplin, funcionário médio da Texaco, era o que Janis chamou de "intelectual enrustido", um homem com interesses mais amplos, um liberal americano. A Sra. Joplin era uma mulher enérgica, ativa, trabalhava fora como secretária executiva. Os dois gostavam de conviver com os filhos, conversar com eles (Janis mais dois irmãos mais moços, Laura e Michael). O choque foi entre Janis e Port Arthur.

Continuação

2 comentários:

Marcelo D'Amico disse...

Belíssima iniciativa. Parabéns por teu trabalho. Em breve, este será um local de reunião de todos os fãs de Janis. Não deixe de divulgar em comunidades do Orkut e pedir colaboração dos fãs. É importante manter os canais de comunicação sempre abertos.

Helo e Lo disse...

Estou fazendo um trabalho para meu curso de inglês sobre a cantora, e esses posts estão me ajudando muito! Gostei muito da forma com a qual o assunto é abordado. É difícil achar informações como essas.
Bjs, Helo